Olá, pessoal! Eu gostaria de falar sobre a importância de um método de gerenciamento e desenvolvimento de conhecimento e apresentar a vocês o método Zettelkasten. Antes de conhecer esse método, eu costumava fazer anotações de minhas leituras em cadernos. No entanto, eu tinha dificuldades para organizar essas anotações de maneira útil e acabava visitando-as raramente. Com o passar do tempo, tudo o que eu havia aprendido e anotado ia se esvaindo, e eu sentia uma falta de conexão entre as informações.
Este é um caderno que eu usava para fazer as anotações dos livros durante as minhas leituras. Especificamente estou mostrando o trecho utilizado para o livro Rápido e devagar: Duas formas de pensar, do Daniel Kahneman. Ao iniciar a leitura, eu escrevia o título do livro no inicio de uma página e, conforme avançava, transcrevia e reescrevia os trechos que me interessavam em parágrafos, um abaixo do outro.
Essa definitivamente não é a melhor forma de fazer anotações. Foi então que em dezembro de 2022 eu conheci o método zettelkasten através do livro Antinet Zettelkasten: A Knowledge System That Will Turn You Into a Prolific Reader, Researcher and Writer, de Scott P. Scheper.
Vou introduzir de maneira prática, como criar o seu zettelkasten. Em outras postegens, quero falar sobre: motivações de utilizar o zettelkasten, fases de uso, mindsets, comunicando com o sistema, analógico vs digital, origens, etcs.
Começando com o material básico:
- 1 caneta 
- papeis (recomendo o tamanho A6) 
- 1 caixa 
Pegue um cartão e escreva no meio dele: “Artes e Humanidades“. No canto superior direito, escreva 1000. Este será o endereço dessa categoria dentro do sistema.
Pegue outros cartões e escreva:
- 2000 - “Ciências Sociais” 
- 3000 - “Ciências Naturais” 
- 4000 - “Ciências Formais” 
- 5000 - “Artes e Ciências Aplicadas” 
Essa é a estrutura inicial do sistema, baseado nas disciplinas academicas listadas na wikipedia.
Para guardar os cartões, você pode utilizar aquela caixa da Amazon que você ainda não se desfez.
Esses cartões vão ser chamados de cartões principais.
Agora vamos criar o indice. Pegue 26 cartões e escreva as letras do alfabeto no canto superior direito. Esses cartões são chamados de índice. Vamos indexar os cartões criados anteriormente. No cartão A, escreva:
- Artes e Humanidades: “1000“ 
- Artes e Ciências Aplicadas: “5000” 
Agora no C, adicione:
- Ciências Sociais: “2000” 
- Ciências Naturais: “3000” 
- Ciências Formais: “4000” 
Agora coloque esses cartões na frente dos cartões principais. Coloque um cartão na vertical para separá-los.
Outro tipo de cartão utilizado são os cartões bibliográficos. Como exemplo, vou mostrar utilizando o livro Rápido e Devagar.
Num outro cartão, escrevi na parte superior o nome do livro, no centro o nome do autor e ano de publicação, e no canto superior direito, o sobrenome do autor, barra (/) e algo que identifique essa obra, como rapidodevagar
Podem ser criados cartões bibliográficos para qualquer fonte de contéudo que desejar: livros, palestras, entrevistas, artigos, etc. A ideia é colocar atrás do cartão as ideias que te chamaram atenção. E levar somente as principais ideias para a caixa de cartões principais.
Quero instalar no sistema zettelkasten um trecho do livro que fala sobre a ilusão dos pequenos números. Vou adicionar atrás do cartão bibliográfico a página e uma breve descrição sobre o trecho, nesse caso “Ilusão dos pequenos números“.
Agora vou transcrever o trecho do livro para outro cartão.
Agora vou instalar o cartão no sistema. Decidi criar uma categoria dentro de “Sistemas Sociais” chamada “Pscicologia“ com a numeração 2700, e uma subcategoria “Viés Cognitivo“ com a numeração 2790. Esse assunto é algo que me interessa porém não é relacionado tanto ao meu trabalho, ou algo que esteja pensando em publicar sobre, por isso esse nível de categorização já me atende. Caso fosse algo relacionado ao meu trabalho, ou de grande impacto na minha vida, ou que estivesse querendo escrever algo sobre aquilo, possívelmente poderia ter escolhido categorizar de uma forma mais específica. Poderia também deixar acumular alguns cartões sobre esses assuntos e posteriormente instalar no sistema zettelkasten.
Agora vou escrever o endereço “2790/1“ no canto superior direito.
E no canto inferior esquerdo, vou escrever “b. Kahneman/rapidodevagar 151”.
Vou adicionar o indice as categorias “Psicologia“ e “Viés Cognitivo“
Esse é um exemplo da estrutura inicial de um zettelkasten, espero que tenham gostado, deixem seus comentários e até mais.











